Tuesday, March 22, 2005

Sê infiel...

Há alguns meses atrás havia por aí alguns autocarros que traziam mensagens perturbantes, e não eram subliminares, eram bem óbvias, ou não estivessem em cartazes enormes! Nem sei como consegui recuperar da inquietação que aquele slogan me causou, sem nunca mais me recordar dele. Mas hoje, sem que nada o fizesse prever, acordei e lembrei-me dessa enigmática frase (nota-se que a minha vida não é muito difícil não é?)... Quando penso que já vi de tudo no que respeita a marketing e publicidade, eis que surge uma campanha perturbante como esta da First (pensos higiénicos) - Sê infiel, usa First!! A mensagem é tão forte que, meses depois, sem que qualquer cartaz persista nos autocarros de Lisboa, ainda me debato com o seu profundo e intrigante significado!!

7 comments:

Anonymous said...

Fantástico ! Não dei por esta.
É mais um belo fruto deste neo-liberalismo que nos vai regendo:
-vale tudo de qualquer maneira desde que dê dinheiro ! muito dinheiro para sustentar as belas multinacionais que tudo controlam.
(Cá estarão sempre os psiquiatras para controlar os danos. pois claro!).
E desta vez não fui alertada para isto por nenhum moraleiro dos que tanto se manifestavam contra as campanhas da benetton, quando elas nos chamavam a atenção para as chagas desta nossa bela sociedade !
O que é isso comparado com um apelo á infidelidade para vender pensos higiénicos ???
Mesmo que as pessoas possam eventualmente ver nestes pensos um substituto para o preservativo !? Afinal é só para vender!

O que há a fazer é ser-se absolutamente infiel ao tal "First", e usar sempre outros pensos. (vendo bem se não são da mesma marca).


Idalina Laranjeira Gomes

excelente post ! é bom que nos chamem á Terra de tempos a tempos.

Guilherme Montana said...

O que é "penso higiênico"? O mais próximo que pensei foi "papel higiênico", como nós brasileiros falamos (aquele de rolo papel às vezes macio, às vezes com desenhos idiotas e às vezes perfumado que usamos no banheiro, ou lavatório, ou lavabo, ou quarto-de-banho - não sei como os portugueses o nomeiam). E se for isso mesmo, o significado do tal slogan parece interessante, apenas interessante: fidelidade coprológica é uma coisa séria, afinal quem é que vai querer monstrar o "terceiro olho" p'ra toda nova marca que apareça no mercado?! Outra observação, também só interessante: o nome do famigerado "penso higiênico", se for, repito, o que estou pensando, é um nome cujo significado é bem católico medievo, já que ele é, ou querem que ele seja, o "Primeiro" (First, em inglês) a ser lambuzado na nossa bunda - e ninguém quer que passem nada na nossa bunda, logo, sejamos fiel ao "Primeiro", o deflorador da nossa bunda, e vivamos uma vida marital fiel com o First, livre de traições e cheia de dedicação, sob a benção da Santa Sé. No entanto, essas observações fúteis só valem se "penso higiênico" for o que estou pensando. O que é "penso higiênico" afinal de contas?

Guilherme Montana said...

Delete meu comentário, eu li errado o slogan, vi "fiel" onde na verdade era "infiel"...

Anonymous said...

oi guilherme !
penso higienico é aquilo que você põe na cabeça quando menstrua... tá legal ?

Johny B. Bad

Guilherme Montana said...

Não conhecia esse uso "de cabeça" (brincadeira), mas se ele é usado quando as mulheres menstruam chama-se, ou nós brasileiros o chamamos, "absorvente".

Anonymous said...

Oi jovem!
A sua vida é muito despreocupada para se debater com a quetão filosófica do penso infiel...
Chamo a sua atenção para que "eis"
é assim que se escreve e não "heis".
Há que ter mais cuidado quando se escreve para o grande público...
Sua leitora atenta

Anonymous said...

devo ter acordado com o cerebro adormecido, ou com algum prob de raciocinio, mas na percebo o anuncio. Inda tens de me explicar :)

Bjus