Thursday, November 23, 2006

She has a problem!

Pois é, meus amigos... hoje vou atrever-me a tocar numa questão delicada. Chamar-lhe-ia quase um tabu da sociedade portuguesa.. Pronto, ok, um tabu de parte da sociedade portuguesa.. Ou se preferirem.. um tabu para uma pequena minoria (embora grande em termos de perturbação mental) que acompanha semanalmente a cronista social Maya (tive de referir a sua ocupação senão poderiam incorrer no erro de pensar que me referia a Maya-astróloga, Maya-professora primária, Maya-mulher da noite ou até Simplesmente-Maya).
Pois é. Vamos abrir o jogo, chamar os bois pelos nomes, pôr os pontos nos i's, e fazer qualquer outra coisa que fique gira sob a forma "ditado popular/expressão idiomática". É preciso dizê-lo com clareza:
MAYA TEM UM PROBLEMA.
E perguntam vocês: só um?!?!
Sabem como eu sou, há coisas das quais nem falo!... E depois há aquelas que são demasiado óbvias para ignorar! É disso que se trata. Por isso reafirmo, sem medos: Maya tem um problema!
E qual é o problema?? .. Mesmo que ninguém tenha feito esta pergunta, pois ninguém no seu perfeito juízo quer saber qual o vigésimo terceiro defeito que encontrei em tal personagem, vou responder!
Maya não consegue utilizar de forma alguma Determinantes Demonstrativos!! Para o atestar, basta ouvirmos por escassos segundos o seu discurso diário!
"Merche nega ter namorado com Nélson, contudo, Nélson afirma que Merche é mentirosa sem escrúpulos. Liguei para Ronalda para saber sua opinião, contudo, mãe de Ronalda tendo vindo ao telefone disse que Ronalda não estava e que Cristiano há dias que não jantava em casa."
Sei de fonte segura que a cronista social já foi submetida a tratamentos extremos, em que terapeutas da fala de alto gabarito, oriundos de Miranda do Corvo, tentaram fazê-la soletrar os determinantes "o", "a", "os", "as". Pensando tratar-se de uma música ligeira portuguesa, Maya ainda alinhou. Mas quando lhe foi pedido que integrasse os mesmos determinantes em frases com substantivos, tudo mudou!
Sucederam-se os suores frios, afrontamentos, ataques de tosse compulsiva e conjuntivites fulminantes. Maya sucumbiu, não foi capaz de concluir nem o primeiro exercício. A saber "O João viu A Joana com O Luís no jardim com AS amigas dele.
Também..foram mauzinhos! Um determinante PLURAL e ainda por cima FEMININO logo para começar. Quando todos sabemos que a Maya (em qualquer das suas facetas profissionais) sempre se deu melhor com o género masculino!

1 comment:

gir@f said...

Finalmente a terrível Monstro Bolero volta a escrever e mantem o seu estilo bem característico.....estava com saudades monstra piolhita!!!!!!