Thursday, November 23, 2006

Vou Contar-te um Segredo

Dei por mim a ver uma reportagem sobre o lançamento do novo best-seller (já antes de ser posto à venda) de Margarida Rebelo Pinto. Juro que não sei como fui parar àquele canal, àquela hora, mas a verdade é que não me arrependo nada! Valeu mesmo muito a pena!!
Confesso que o meu estado emocional se modificou ao longo daqueles minutos. Primeiro veio o medo! Quando percebi que o título era "Vou contar-te um segredo", temi o pior. Se os escritos públicos já são o que são, receio imaginar os assuntos sigilosos desta senhora! Agarrei-me com unhas e dentes ao telecomando e ousei continuar... E não queiram saber como foi feliz esta decisão! Eis que surge o pai de MRP (não, não são as iniciais do seu nome, mas sim de "maluca, rebelde e perigosa" tal como a própria se descreve), não conseguindo conter a sua indignação!
E não é que a pobre Margarida tinha sempre insuficiente nas redacções da escola primária, devido à incompetência da professora?? A injustiça foi de tal forma grande que a "senhora sua mãe" teve de ir falar com essa péssima representante da classe docente, que lhe disse (ipsis verbis) - "Desculpe mas os textos da sua filha não têm pés nem cabeça!"; claro que não se ficou (ou não fosse ela mãe da ilustre MRP), e deixou no ar a ameaça "fique sabendo que tem aqui uma escritora e não a sabe reconhecer!"...
Ver o pai Rebelo Pinto a contar esta história com um misto de orgulho e arrogância foi perfeito. Imaginar a mãe Rebelo Pinto a esbofetear a senhora professora, mais perfeito foi. E a única parte imperfeita desta história é: ser mesmo real! Que falha, não me ter lembrado disto antes! É demasiado bom para não ter sido inventado.
Para finalizar, a pergunta que se impõe: Onde está essa professora??? Encontrem-na! Façam-lhe uma estátua na rotunda central do Dafundo (construam primeiro a rotunda, já agora), santifiquem-na, façam qualquer coisa! Ela tentou avisar-nos! Ela quis evitar este flagelo, que se dissemina dia após dia, capa-kitsch após capa-folclórica, prefácio estridente após prefácio espampanante, por essas livrarias fora.
Ela tentou...
Bem-haja!

2 comments:

Anonymous said...

Em que canal ? que programa ? não gravaste ??

p.

gir@f said...

hum...........e estou a prever que vem daqui escritora...........