Tuesday, May 22, 2007

Pensamento de Outro Dia

Estava outro dia a pensar (sim, aconteceu) naqueles conceitos abstractos (e um bocadinho inúteis também) que tentamos definir de forma exacta ao longo de toda uma existência. Como a amizade, por exemplo (podia ter sido qualquer outra coisa, como a performatividade política ou a oxidação dos metais, mas para já amizade serve). E descobri a pólvora. Estou capaz de explicar, melhor do que qualquer dicionário (Liliputs e Larousses incluidos - e sim, isto foi só uma desculpa para poder escrever a palavra Liliput) - o que é isso de amizade.
Ter um amigo a sério é ter a certeza que ele vai estar no nosso casamento, mesmo sem fazermos a mínima ideia se vamos casar. Aliás, melhor: é ter a certeza que ele vai lá estar e saber que é muito pouco provável que venhamos a casar-nos. Bem, reformulando uma última vez: eu não me vou casar e, ainda assim, há meia dúzia de pessoas cuja debilidade emocional e mental me leva a crer que vão acompanhar-me por longos anos. Sem bouquet, sem bolo de noiva, sem leiloar da liga, nada de charutos para os senhores e leques para as senhoras, e eles ali, estoicamente. São amigos, caraças. Amigos! Está definido.

No comments: