Monday, March 7, 2005

A Hora do Alzheimer

Não sei se já repararam mas há certas horas do dia que são totalmente invadidas e controladas pela terceira idade!! Eles estão em todo o lado!! Para onde quer que nos viremos, não há escapatória possível! Se quiserem tomar as devidas precauções, posso dar-vos algumas dicas de como identifcar estes espécimes à distância!
Deslocam-se muitas vezes em grupo, sobretudo os exemplares femininos, discutindo temas de interesse nacional, como o último episódio da Baía das Mulheres, debate devidamente documentado com as revistas Maria e Nova Gente que trazem debaixo do braço. A discussão por vezes sobe de tom, literalmente, não porque haja discórdia entre as participantes, mas porque os aparelhos que têm no ouvido nem sempre funcionam.
Quanto à facção masculina, normalmente opta por outro tipo de literatura, como os desdobráveis do Ben-u-Ron ou o Jornal do Sporting, assumindo um estilo menos exuberante.
Contudo há características comuns a ambos os sexos, tal como o "Factor Saco": normalmente fazem-se acompanhar por um (de plástico ou cartão - não interessa para o caso), bem pesado por sinal, dentro do qual trazem todo o seu cadastro médico dos últimos 80 anos, desde a primeira constipação até às alergias ao pó.. Tudo ilustrado com imagens fascinantes, como o raio-x do tórax ou a ecografia aos ovários.
O mais preocupante é que esta hegemonia da terceira idade já se tornou um flagelo, não sendo possível falar apenas numa hora do Alzheimer... já que esta se estendeu por centenas de minutos! Até a televisão já foi monopolizada.. senão vejamos.. já tinhamos o Sic 10 Horas, a Praça da Alegria, o Às 2 por 3, ... mas agora .. temos a RTP Memória!, que, entre outras coisas, faz emissões especiais "Paco Bandeira" e repete o Festival da Canção de 1968.
Penso que de agora em diante é mais indicado falarmos em" 24 Horas Alzheimer", já que o domínio destes seres é uma realidade incontornável! E se não podemos vencê-los, como parece evidente, o melhor será juntarmo-nos a eles, evitando de preferência alguns rituais, como molhar pão no leite, pôr os dentes num copo à noite, perguntar "o quê filha?" entre cada duas frases ou "bem haja" na hora das despedidas! De resto... é sempre bom rirmos com eles (não deles!!).

5 comments:

Anonymous said...

pois é,cara amiguinha,calcule que agora até lemos o seu blog enquanto a minha amiga vê a sic radical,sem reparar que os mais velhos não têm direito a canais próprios.
Mais tarde do que cedo vai dar por isso... deixe lá.
e deixe-me dizer-lhe ainda que andar a remexer nos sacos das pessoas é muito feio; deve usar uma daquelas bolsinhas de trazer á cintura, não?

uma amiga muito antiga

p.s. os desdobráveis do Ben-u-Ron ???
quem é ?

Anonymous said...

eheheheheheheheheh
bué da loko tás mm lá !!!!
continua !

alzheimer ?? explika!!

Anonymous said...

até chegar á terceira
são dois pulinhos apenas
em que se ganha o saber
que não temos na primeira

:)

Anonymous said...

Já pensaste em enviar crónicas para um dos jornais do nosso país, ou mesmo para uma daquelas revistas mais "sérias", ao género "Visão" ...? Acredita que começavas uma carreira de jornalista de sucesso (o que não duvido que venha a acontecer, leia-se...) mas até podias passar a ver os nossos velhotinhos com as ditas (revistas, claro) debaixo do braço ao invés dos desdobráveis do ben-u-ron.... :)

T, de trintona :)

Anonymous said...

Está-lhe a escapar que a diversidade na 3ª idade é tão grande quanto na 1ª ou 2ª. Como já deve ter reparado nem toda a "gente jovem" é interessante, saudável e divertida...

P.S. Ben-U-Ron tem qualquer coisa de Ben-Hur.Poderemos apelidá-lo de personagem da ficção farmaceutica?
Sempre tem a vantagem bem real de fazer baixar a febre. Tome-o!!